Em novembro de 2013, The Forbes, revista americana de negócios e economia, noticiava o email
como o canal de comunicação responsável pelo maior índice de conversão de
clientes.
De acordo com a eMarketer, cerca de 91% dos
consumidores consulta o email diariamente, com a taxa de conversão de emails a registar
um valor médio 17% superior, comparada à taxa de conversão via redes sociais.
Estes
dados de análise não foram descurados por equipas de marketing de sucesso, para
as quais o impulso das vendas só será possível quando a comunicação com o
cliente é feita através de um canal eficaz. Os emails assumem-se enquanto ferramenta
de marketing inbound preciosa, com
benefícios que vão desde a proatividade, interatividade,
segmentação, personalização e mensuração.
Posto isto, decerto que a sua equipa de marketing também
estará a empenhar-se para o aperfeiçoar. Ou talvez não. De facto, já lhe terá
acontecido olhar para os dados estatísticos de receção de emails e deparar-se
com um rácio inaceitável entre os emails enviados e o número de aberturas.
Está prestes a aumentar a taxa de abertura de emails
da sua empresa.
E tudo começa com a resposta à seguinte questão:
Qual dos emails anseia receber mais? Um email do seu
melhor amigo ou um email massificado de uma empresa?
A escolha parece óbvia.
Se quer que os subscritores olhem para os seus
emails, deve considerar a adoção de um comportamento amigável, no qual as
pessoas irão confiar com maior facilidade.
Procure atenuar o ar corporate, criando emails com design minimalista, num tom
conversacional e respeitoso.
Para tal, será
fundamental seguir 6 regras essenciais:
1. Evite
termos genéricos e prefira uma comunicação personalizada, dirigida a uma pessoa
em específico. Tornará os seus emails instantaneamente mais pessoais.
2. Pare
de gastar o tempo das pessoas. Envie emails apenas quando tem algo
verdadeiramente valioso para dizer.
3. Seja
útil. Não envie emails só quando precisa de algo.
4. Não
seja estranho. Sinta-se à vontade para personalizar os seus emails, mas não
repita o nome das pessoas demasiadas vezes.
5. Esteja
do lado de quem lê. Crie empatia e pergunte como pode ajudar.
6. Garanta
que quem lê os seus emails beneficia com isso. Como? Partilhe uma dica útil.
Faça-as sentirem-se melhores.
Nunca se esqueça que muitas caixas de entrada encontram-se
cheias. Será imprescindível escrever sobre temas que se destaquem e, para isso,
o assunto do email não deve ser descurado:
7. Prometa
algo bom. Se as pessoas souberem especificamente sobre aquilo que vão ler ou a
forma exata como as vai fazer sentirem-se mais informadas ou melhores nos respetivos
negócios, vão querer saber mais.
8. Use
palavras de peso. Palavras emotivas e sensoriais atraem mais facilmente a
atenção, e fazem com que o assunto do seu email se destaque.
9. Use
números. Porque dígitos, como 4 ou 20, fazem parar o olhar.
10. Desperte
a curiosidade. Aguce o interesse dos seus leitores em quererem saber mais.
11. Assinale
erros comuns. Porque ninguém quer sentir-se idiota.
12. Ponha
de parte o lado rebuscado. Assuntos simples e específicos são melhores do que
alternativas mais refinadas.
13. Aprenda
com os mestres. Subscreva a listas de email conhecidas e analise os assuntos.
14. Pare
de seguir estatísticas sem sentido como o comprimento de linha ideal para o
assunto de um email. Em vez disso, garanta que constrói uma relação com os seus
leitores que os deixa ansiosos por receber os seus emails – mesmo quando o
assunto não foi assim tão bem conseguido como das últimas vezes.
15. Não
tente vender antes do prospect se
sentir preparado. Assegure que é visto como uma fonte de confiança; só desta
forma os prospects ficarão mais aptos
a comprar.
16. Dê
relevância aos benefícios. Não venda o produto de forma literal. Em vez disso,
venda o benefício que oferece ao consumidor.
17. Mostre
o que os leitores irão perder. A maioria das pessoas é contra correr riscos.
18. Não
siga uma fórmula específica. Emails previamente desenhados soam a algo
robótico.
19. Insira
múltiplos links, mesmo que seja para a mesma página. Irá aumentar as chances de
as pessoas clicarem no link.
20. Tenha
um botão de call to action claro. Diga aos seus leitores exatamente o que podem
esperar, e relembre-lhes por que é do seu interesse comprar.
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