quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

20 Dicas para criar os emails mais desejados

Em novembro de 2013, The Forbes, revista americana de negócios e economia, noticiava o email como o canal de comunicação responsável pelo maior índice de conversão de clientes.

De acordo com a eMarketer, cerca de 91% dos consumidores consulta o email diariamente, com a taxa de conversão de emails a registar um valor médio 17% superior, comparada à taxa de conversão via redes sociais.

Estes dados de análise não foram descurados por equipas de marketing de sucesso, para as quais o impulso das vendas só será possível quando a comunicação com o cliente é feita através de um canal eficaz. Os emails assumem-se enquanto ferramenta de marketing inbound preciosa, com benefícios que vão desde a proatividade, interatividade, segmentação, personalização e mensuração.

Posto isto, decerto que a sua equipa de marketing também estará a empenhar-se para o aperfeiçoar. Ou talvez não. De facto, já lhe terá acontecido olhar para os dados estatísticos de receção de emails e deparar-se com um rácio inaceitável entre os emails enviados e o número de aberturas.

Está prestes a aumentar a taxa de abertura de emails da sua empresa.

E tudo começa com a resposta à seguinte questão:

Qual dos emails anseia receber mais? Um email do seu melhor amigo ou um email massificado de uma empresa?

A escolha parece óbvia.

Se quer que os subscritores olhem para os seus emails, deve considerar a adoção de um comportamento amigável, no qual as pessoas irão confiar com maior facilidade.

Procure atenuar o ar corporate, criando emails com design minimalista, num tom conversacional e respeitoso.

Para tal, será fundamental seguir 6 regras essenciais:

1.       Evite termos genéricos e prefira uma comunicação personalizada, dirigida a uma pessoa em específico. Tornará os seus emails instantaneamente mais pessoais.

2.       Pare de gastar o tempo das pessoas. Envie emails apenas quando tem algo verdadeiramente valioso para dizer.

3.       Seja útil. Não envie emails só quando precisa de algo.

4.       Não seja estranho. Sinta-se à vontade para personalizar os seus emails, mas não repita o nome das pessoas demasiadas vezes.

5.       Esteja do lado de quem lê. Crie empatia e pergunte como pode ajudar.

6.       Garanta que quem lê os seus emails beneficia com isso. Como? Partilhe uma dica útil. Faça-as sentirem-se melhores.

Nunca se esqueça que muitas caixas de entrada encontram-se cheias. Será imprescindível escrever sobre temas que se destaquem e, para isso, o assunto do email não deve ser descurado:

7.       Prometa algo bom. Se as pessoas souberem especificamente sobre aquilo que vão ler ou a forma exata como as vai fazer sentirem-se mais informadas ou melhores nos respetivos negócios, vão querer saber mais.

8.       Use palavras de peso. Palavras emotivas e sensoriais atraem mais facilmente a atenção, e fazem com que o assunto do seu email se destaque.

9.       Use números. Porque dígitos, como 4 ou 20, fazem parar o olhar.

10.   Desperte a curiosidade. Aguce o interesse dos seus leitores em quererem saber mais.

11.   Assinale erros comuns. Porque ninguém quer sentir-se idiota.

12.   Ponha de parte o lado rebuscado. Assuntos simples e específicos são melhores do que alternativas mais refinadas.

13.   Aprenda com os mestres. Subscreva a listas de email conhecidas e analise os assuntos.

14.   Pare de seguir estatísticas sem sentido como o comprimento de linha ideal para o assunto de um email. Em vez disso, garanta que constrói uma relação com os seus leitores que os deixa ansiosos por receber os seus emails – mesmo quando o assunto não foi assim tão bem conseguido como das últimas vezes.

15.   Não tente vender antes do prospect se sentir preparado. Assegure que é visto como uma fonte de confiança; só desta forma os prospects ficarão mais aptos a comprar.

16.   Dê relevância aos benefícios. Não venda o produto de forma literal. Em vez disso, venda o benefício que oferece ao consumidor.

17.   Mostre o que os leitores irão perder. A maioria das pessoas é contra correr riscos.

18.   Não siga uma fórmula específica. Emails previamente desenhados soam a algo robótico.

19.   Insira múltiplos links, mesmo que seja para a mesma página. Irá aumentar as chances de as pessoas clicarem no link.

20.   Tenha um botão de call to action claro. Diga aos seus leitores exatamente o que podem esperar, e relembre-lhes por que é do seu interesse comprar.

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