quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

5 Dicas que não vai querer perder em 2014

‘Ano Novo, Vida Nova!’ Não quer isto dizer que terá de esquecer tudo o que foi feito e iniciar uma nova conduta empresarial. É tempo, sim, de olhar para o ano antecedente e perceber se está a monitorizar comportamentos, com impacto direto nos números da sua empresa.

Se nenhuma das resoluções de ano novo tiver por objetivo levar a sua equipa de marketing ao nível seguinte, esta é a altura de repensar a estratégia adotada antes que se torne um problema. E é precisamente neste ponto que podemos ajudá-lo.

Importa ler os números do ano anterior, perceber o que significam, como as suas campanhas estão a ir ao encontro do target, e quais as tendências de mercado, para que 2014 seja ainda mais recheado de sucesso que 2013.

Para isso, será importante ter em consideração 5 dicas essenciais:

1.       Foque-se nos dispositivos móveis

De acordo com o Presidente do Google, Eric Schmidt, em 2014 o mundo irá girar em torno dos dispositivos móveis. Em fevereiro de 2013, a União de Telecomunicações Internacionais registava 6.8 mil milhões de subscritores móveis.

O número de smartphones e tablets tem aumentado de forma significativa, não só em termos de vendas como também em termos de uso em ações do dia-a-dia, como transações, procura de marcas, visita a sites e consulta de emails.

Será determinante para a rentabilidade da sua empresa dedicar algum tempo à otimização das campanhas de email e websites para dispositivos móveis e potencialmente investir numa solução de fidelização, também ela disponível para smartphone.


2.       Desenvolva um website responsive

Torne o layout e a funcionalidade do seu site igual, tanto para desktops como para dispositivos móveis. Cerca de 17% do trafego web global tem origem em dispositivos móveis, daí a importância de garantir que o seu site esteja completamente otimizado para smartphones e tablets.


3.       Poupe os esforços outbound

As estratégias de outbound têm-se mostrado ineficazes, com cerca de 54% dos esforços de inbound a registarem melhores resultados. Assim, se ainda tem uma parte do seu orçamento destinada a painéis publicitários, flyers, rádio, televisão, entre outros, será tempo de considerar a realocação desses mesmos fundos.


4.       Revitalize a sua estratégia comunicacional

Em 2014, a qualidade do conteúdo do site da sua empresa será determinante para o posicionamento do mesmo no ranking Google.
Posto isto, será essencial avaliar se há uma coerência entre a informação do site da sua empresa e as campanhas inbound desenvolvidas. Esta análise irá permitir-lhe saber o que funciona, através da análise de dados dos últimos meses e testes A/B contínuos.

5.       Conheça o perfil do cliente

Tudo o que foi anteriormente escrito só terá verdadeiro significado se souber com quem está a comunicar. Para conhecer o perfil dos seus clientes mais rentáveis, poderá desenvolver estratégias de fidelização, como a implementação de cartão.
O cartão irá permitir-lhe saber dados sobre o comportamento de compra dos seus principais clientes, recolhendo informação essencial ao desenvolvimento de campanhas de email e sms, imprescindíveis ao impulso das vendas. Não se esqueça que 20% dos seus clientes correspondem a 80% dos lucros da sua empresa.



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