Houvesse forma fácil de iniciar um negócio com
resultados imediatos e todos os novos gestores começariam a repensar a sua
estratégia. Esta não será uma possibilidade para todos, mas sim para alguns. Ao
ler as dicas abaixo, ficará a saber como conseguir os primeiros 1000 visitantes
do seu site e mantê-los
fidelizados, com as redes sociais como suas maiores aliadas.
Está a iniciar-se no mundo dos negócios e vê-se
confrontado com o dilema ‘como vou conseguir atrair visitantes?’ Face a esta
questão, existem duas formas de conseguir atrair os primeiros 1000 subscritores
– a fácil e a difícil.
A forma mais difícil e morosa pertence ao passado.
Criar links para um melhor posicionamento SEO ou participar em fóruns para incrementar
a sua atividade, são opções que não deixam de ser válidas, mas que demoram o
seu tempo.
Se hoje vivemos na chamada ‘era digital’, teremos de
tirar partido disso mesmo. Será indiscutível que para nos mantermos motivados precisamos
de resultados quase imediatos. No século XXI este objetivo passou de platónico
a real.
Em 2013, cerca de 74% dos principais líderes de
marketing acreditavam que o Facebook era imprescindível ao desenvolvimento da
sua estratégia de geração de leads,
com 23% dos utilizadores desta rede social a consultar a sua conta mais de 5
vezes por dia. Também o Twitter mostrou-se insubstituível, com cerca de 288
milhões de utilizadores ativos por mês.
Com eficiência de tempo e recursos conseguirá gerar
mais buzz à volta do seu negócio. Dedicar alguma energia na construção da conta
de Facebook e Twitter da sua empresa será, desta forma, imprescindível à
obtenção de resultados que vão deixar a sua concorrência a questionar-se ‘como
foi possível’?
Twitter
Segundo Jay Steinfeld, fundador e
CEO da Blinds.com, todos os líderes de negócio, como o
próprio, deverão olhar para o Twitter e dizer ‘I will give it a chance’. Isto porque, de acordo com Steinfeld, as
vantagens da plataforma são infindáveis, desde a relação pessoal com os
colaboradores, ao diálogo com os media, monitorização de assuntos importantes,
construção e gestão de relacionamentos e atualização da evolução de negócio,
com impacto nos resultados.
Assim, para que a sua empresa e o Twitter passem a ser os
melhores amigos precisa de:
1. Começar por criar o perfil da sua empresa e seguir outros
utilizadores estrategicamente importantes para o seu negócio
2. Escrever palavras-chaves para que mais facilmente o
encontrem. Comece também a seguir cerca de 100 a 200 pessoas por dia.
3. Fazer tweet sobre tópicos relacionados com a sua área de
negócios e não apenas sobre os produtos que o cliente pode encontrar no site da
sua empresa.
4. Verá que em cerca de 2 dias, 20 a 30% das pessoas que
segue irão segui-lo de volta – efeito boomerang.
5. Manter-se ativo, fazendo e respondendo a tweets de pessoas
da sua área.
6. A esta altura já deverá estar no Twitter há cerca de 5
dias e é chegado o momento de começar, agora sim, a fazer tweets sobre a oferta
da sua empresa. Assegure que não está a desenvolver estratégias pull demasiado agressivas.
Facebook
Para Haroon Mokhtarzada, CEO da Web,Inc, o Facebook ‘(…) é
a ferramenta mais fácil de desenvolvimento de negócio, ajudando na angariação
de novos clientes e na interação e manutenção de clientes atuais.’
Um estudo a mais de 1500 negócios concluiu que 48% dos
mesmos aumentou as suas vendas devido à presença no Facebook, sendo que 47% dos
inquiridos referiu que o Facebook ajudou a gerar mais tráfego para o site da
sua empresa.
Para pertencer à lista de empresas cujo sucesso foi
despertado pelo Facebook, será imprescindível não cometer erros:
1. Envie pedido de amizade a líderes da sua área de negócios.
Será garantido que pelo menos 10% dos pedidos irão ser aceites.
2. Comece a comunicar com os clientes através de posts no seu
mural. O conteúdo da informação publicada não deve ser sobre a oferta da sua
empresa, mas sobretudo sobre notícias e eventos relacionados com a área de
negócios comum.
3. Ponha ‘like’ em mensagens que gosta no seu feed de
notícias
4. Coloque questões no seu mural. Ao questionar estará a
potenciar a atividade, começando a sentir uma ligação cada vez maior com o seu
target
5. Depois de uma semana começará a ter mais pedidos de
amizade. Em vez de afastar pessoas que desconhece, aceite estes pedidos, pois
podem tratar-se de pessoas estrategicamente interessantes para o seu negócio
6. A esta altura, 30% do seu tempo no Facebook deverá estar a
ser gasto com posts sobre a sua empresa. Mas, mais uma vez, não desenvolva uma
estratégia agressiva
7. Ao fim de um mês de dedicação à sua presença no Facebook e
Twitter não deverá ser difícil conseguir pelo menos mil visitantes no seu site,
apenas com duas plataformas sociais.
Passe do querer ao ser, tomando a decisão que lhe falta
para ser o modelo de negócio que todos os gestores querem escrever na lista de
pedidos natalícios… porque, ao contrário do Pai Natal, o sucesso da sua empresa
não é fantasioso e pode estar à distância
de um clique!
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