Se ainda fideliza clientes com cartões ‘a carimbo’,
saiba que a sua empresa está muito atrás da concorrência. Conseguir um programa
de fidelização com software friendly e que lhe dê dados completos sobre ocliente poderá ser o seu segredo para fazer face aos maiores concorrentes.
Saiba os 4 segredos para ter um programa de
fidelização amigo do ROI (Return On Investment) da sua empresa.
1. Design
Num mercado onde a oferta é cada vez maior, há
incontáveis produtos com semelhante funcionalidade e preço, o que torna
imperativo conseguir destacar e diferenciar a oferta da sua empresa.
É neste ponto que a identidade visual do
cartão cliente pode fazer toda a diferença. Assim como um design criativo
desperta o desejo do público, um design pobre gera desinteresse.
Hoje em dia, existem soluções de fidelização para
segmentos enterprise, como o Loyty, que disponibiliza serviços opcionais
de design para cartões de fidelização e formulários de dados, agilizando o
tempo de implementação. - http://bit.ly/Mrh0MR
Um cartão de design atrativo gera valor e aproximação ao
cliente, ajudando a fidelizá-los e a preferir o seu produto em detrimento do da
concorrência. Mas embora tenha um peso significativo, a existência de cartão
não deve decidir o sucesso do seu programa de fidelização. De facto, com ou sem
cartão, importa não descurar o conhecimento do perfil do cliente para o
desenvolvimento de uma comunicação otimizada e eficaz que se reflita no ROI da
empresa.
2. Lançamento
O software de fidelização escolhido deve
incluir ferramentas de gestão e soluções técnicas de rápida implementação.
Um programa de fidelização como o Loyty
oferece uma fácil instalação e interatividade com outros sistemas POS, para que
não tenha de mudar de software ou hardware.
Implementar um programa de fidelização que
trabalhe com a configuração existente, não será um problema. Tudo para que
consiga tirar partido do sistema desde o primeiro minuto.
3. Gestão de dados
O seu sistema de fidelização deverá garantir a
oferta de uma variedade de ferramentas de análise e modelos de fácil utilização
que permitam obter informação relevante para a segmentação de clientes. A
combinação desta segmentação com o desenvolvimento de uma comunicação
automatizada pode reduzir drasticamente o trabalho para conseguir ofertas
acionáveis, segmentadas e altamente eficazes.
A chave para a angariação de uma base de
dados com clientes fidelizados e rentáveis começa no entendimento dos gostos e
interesses de cada cliente. Só assim conseguirá oferecer serviços relevantes.
- Conhecer o histórico de compras de cada
cliente, preferências, dados demográficos e interesses;
- Obter insights para melhorar a frequência
de compras, o cabaz de compras, e retenção de clientes;
- Executar campanhas de comunicação
específicas e mensuráveis para os clientes.
É fundamental conhecer quem é realmente o
consumidor, o que faz e do que gosta – e não apenas o que compra. Só assim será
possível analisar qualitativamente os dados do mesmo, comunicar com ele e
fidelizá-lo.
É importante não esquecer que um aumento em
5% dos clientes fidelizados traduz-se num aumento de 25% a 95% do ROI da
empresa.
4. Melhoria e Impulso das vendas
A escolha de uma solução de fidelização poderá
ser imprescindível à otimização das estratégias desenvolvidas pela equipa de marketing
da sua empresa, permitindo melhorar continuamente o serviço prestado ao cliente.
Com as ferramentas de análise adequadas poderá compreender a visão do cliente e
o seu comportamento, para que comunique o que lhe interessa, fazendo-o voltar
mais vezes à loja e comprar com maior frequência e em maior quantidade.
Sem comentários:
Enviar um comentário