O Passbook é
uma solução Apple para pagamentos por telemóvel, cartões de fidelização,
bilhetes de avião e eventos.
Ao contrário
da solução Google Wallet, o PassBook não usa Near Field Communications (transferências wireless de curto alcance),
nem requer a existência de informação de pagamento já alojada no telemóvel para
efetuar a transação.
Em vez
disso, o Sistema de PassBook funciona muito mais como um cartão presente. O
PassBook cria uma representação do código de barras do cartão, permitindo ao
utilizador levá-lo consigo no telemóvel (sem precisar de um cartão físico).
ENTÃO, SE ESTA É A DESCRIÇÃO DE
UM PASSBOOK, COMO PODE O PASSBOOK AJUDAR O MEU NEGÓCIO?
À medida que
os dispositivos móveis continuam a explodir, com mais de 640 milhões de
dispositivos Android e iOS em todo o mundo, encontrar formas de reter os
utilizadores ativos destes dispositivos tornar-se-á cada vez mais importante. E
o PassBook poderá ser uma parte-chave da estratégia.
Uma marca
que já está a usar PassBooks é a Starbucks. Há já algum tempo que a empresa
dispunha de soluções de pagamento móvel via iPhone, mas o sistema usado era
personalizado e tinha uma falha no que toca a assistência oficial. Com o
PassBook, a Starbucks passou a conseguir implementar um sistema de pagamento mais
poderoso e que vai ajudar a reter mais clientes finais.
O STARBUCKS E OS PASSBOOKS
O Starbucks
joga com a vantagem de ter uma app que pode facilmente incluir ofertas PassBook.
Embora o PassBook seja um produto Apple, dada a forma como o set up foi feito, os PassBooks pode
também ser usados em dispositivos Android e Windows Phone, depois de instalar
um leitor do Pass (que só vem com o iPhone).
FICAM AQUI ALGUMAS FORMAS DE APIMENTAR
A SUA APP COM ACESSÓRIOS PASSBOOK:
Cupões baseados na localização do
cliente / Ofertas: Quando um
utilizador visita a sua loja um determinado número de vezes ou em determinadas
localizações, não deixe de presenteá-lo através de um cupão especial ou alojando
facilmente essa oferta no PassBook do utilizador, para ser usada mais tarde.
Cupões baseados na Ação /
Ofertas: Quando um
utilizador faz um Tweet, põe um ‘Gosto’ no Facebook, ou, por outro lado,
partilha conteúdos da sua app, Com o PassBook a sua empresa consegue lançar
ofertas especiais ou cupões para essa pessoa.
App só para eventos: Gerar tickets para apps só de eventos. Isto
irá encorajar os utilizadores a fazer o download e a ficarem fiéis à app da sua
empresa.
Cartões de Fidelização: Se já tiver um programa de cartão cliente, dê
aos utilizadores a possibilidade de terem o cartão no PassBook.
Cartões
Presente: Os PassBooks permitem ainda atualizar informação e garantir o
alojamento de um valor de forma que o seu utilizador saiba quanto tem gasto.
Não se põe mais em questão saber quanto podemos ainda gastar dos prémios
acumulados no cartão de plástico.
MAS E SE NÃO TIVER UMA APP? POSSO
CONTINUAR A USAR OS PASSBOOKS COM OS MEUS CLIENTES?
Sim. E essa
é a melhor parte da implementação Apple dos PassBooks. É tudo web-based, e daí
conseguir enviar PassBooks do seu website. Se não tiver uma app, ficam aqui
algumas formas de conseguir disponibilizar um PassBook para os seus clientes:
QR Codes na Sinalização: Hoje em dia, vemos QR Codes por todo o lado,
mas nem sempre são bem feitos. Um QR Code que redirecione para uma página que
vai gerar um PassBook é uma ótima forma de dar ao cliente algo que realmente
lhe importa enquanto interage com o seu QR Code.
Mensagens SMS: Desde que possa usar qualquer ligação
server-based para gerar um PassBook, pode enviar uma mensagem SMS aos clientes
com um link que lhes vai permitir usufruir das ofertas da sua empresa, cupões e
passes para eventos.
Social Media Outlets: Premeie os seus seguidores e amigos com um
link que os encaminhe para uma oferta PassBook.
Loyty Smarketing!
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