sexta-feira, 23 de maio de 2014

3 Erros de Design que estão a atrasar as suas vendas

Neste artigo iremos beliscá-lo para erros que poderá estar a cometer com o site da sua empresa. Estará o seu atual site a retardar a geração de receitas?


Demasiadas Fotos, Texto Insuficiente

Quando confia unicamente nas fotos do produto para contar uma história, está a atingir apenas uma pequena percentagem da sua audiência. 

Acredite ou não, a verdade é que a maioria das pessoas confia mais no texto do produto do que nas imagens para tomar a sua decisão final. Assim, muitas das imagens do seu website poderão ser completamente ignoradas.

Considere os detalhes de cada produto como o texto mais importante que irá escrever na sua página. É aqui que lhe é dada a oportunidade de ceder toda a informação sobre os itens, dando aos compradores o conhecimento que precisam para tomar decisões esclarecidas. Isto torna-se especialmente importante quando vende produtos semelhantes. 

O exemplo abaixo mostra-lhe isto mesmo:



À primeira vista, todos os produtos parecem iguais e o próprio texto que acompanha a imagem não ajuda muito. Um potencial cliente precisará saber, logo à primeira vista, do que se trata o produto para, em seguida, perceber que as descrições diferenciam entre si.


Demasiadas opções

É neste ponto que a Amazon vem provavelmente à cabeça. Afinal, mesmo esta empresa de renome internacional apresenta na sua página principal… TUDO! – de utensílios de cozinha a livros de romance, de calças de yoga a brocas. 

Se toda a regra precisa de uma exceção, esta é a empresa exemplo.
Contudo, embora seja exceção à regra, a verdade é que na maioria dos casos, demasiadas opções só contribuem para paralisar potenciais compradores.

Se os produtos apresentados na página corresponderem ainda a uma categoria mais abrangente, apesar das diferenças entre si, o cenário torna-se ainda pior. 

Por exemplo, repare na página das jeans Hot Topic (imagem abaixo). 




Skinny jeans, calções de ganga, e mesmo saias surgem como resultado de uma só pesquisa.

Depois repare como o site Torrid resolveu o problema. 



O filtro por modelo, o design de qualidade, as imagens do produto no topo da página, todos estes elementos facilitam as ações do comprador, diminuindo o seu tempo de procura. 

Em vez de ter de fazer um infinito scroll na página, esbarrando com dezenas de itens que não correspondem ao que procura, o visitante pode encontrar diretamente o produto que adora.


Demasiados Websites

Esta é uma situação estranha que surge quando uma empresa já estável decide começar uma divisão de e-commerce.

Vejamos a empresa Thermos. É com alguma facilidade que uma simples pesquisa rápida por canecas apresenta resultados para garrafas térmicas e direciona os compradores para o site Thermos.com, como pode ver no exemplo abaixo.



O site Thermos parece-se e funciona tal como um site de e-commerce, com imagens, menus, e descrição de produto. Mas heis senão quando um pequeno link no canto diz ‘Comprar’. E ao clicar irá aparecer um site completamente novo.




O site ShopTermos.com é, na verdade, o site para encomendar produtos online. Isto significa que se encontrar o que procura no site Thermos.com e tentar comprá-lo clicando em ’Comprar’, terá de pesquisar novamente o produto desejado no segundo website. 

Resultado? Muito provavelmente os compradores não irão permanecer por muito tempo no seu site.

Loyty Smarketing!

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