quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

7 Dicas para converter os visitantes do seu site em clientes fidelizados

Se aumentar o tráfego do site da sua empresa é uma tarefa dispendiosa, há-que garantir a conversão de cada visita.

Assim, são 7 as dicas que poderá ficar a saber para fazer dos visitantes do seu site, clientes fiéis à marca:

Testemunhos

Quando as empresas querem divulgar o seu produto ou serviço, onde costumam fazê-lo? Em redes sociais como o Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+. Contudo, um estudo feito em 2013 divulgou um facto analítico revelador: as redes sociais apenas conseguem gerar 1,9% de todo o tráfego para sites de B2B e B2C.
Na análise do produto, os testemunhos são uma das ferramentas mais persuasivas de marketing B2B.Tirar proveito dos mesmos será essencial para a rentabilização do seu negócio:

1. Converse com os clientes sobre a participação em estudos de caso.

2. Use o site para apresentar os tweets positivos dos clientes. O Twitter continua a ser uma rede social extremamente relevante no que à recolha de feedback do cliente diz respeito.

3. Crie vídeos testemunhais. São uma das formas mais confiáveis ​​de apoio ao cliente, porque as palavras são ditas pelo próprio. Ao contrário de depoimentos escritos, os vídeos apresentam ainda a vantagem de requererem muito pouco tempo.

4. Encoraje os seus clientes a escrever comentários.

Sendo extremamente importantes, os testemunhos continuam, contudo, a não ser usados da melhor forma por várias empresas. Testemunhos demasiado curtos e simples não são suficientemente convincentes. Quanto mais desenvolvidos, mais eficazes, por serem mais autênticos e precisos.

Sabe qual a diferença entre a taxa de conversão de um testemunho curto da de um longo?

- O testemunho mais longo equivale a 11.3% mais vendas

Assim, quando usar testemunhos, assegure que apresentam o tamanho adequado e que o visitante os consegue encontrar um pouco por todo o site.

Mentalidade ‘rebanho’

O ser humano tende a acompanhar comportamentos. No caso das empresas, se a análise de benchmarking revelar que os melhores estão a consultar um determinado site, será natural que também a sua empresa queira consultar esse mesmo site.
Ao mostrar como os outros clientes estão a usar o seu produto ou serviço poderá impulsionar a sua taxa de subscrições.
Assim, se quiser aumentar o seu número de subscritores, não se esqueça de mostrar quantas pessoas assinaram recentemente o seu serviço ou estão atualmente a usá-lo.

Montra de Logos

Sejam artigos nos meios de comunicação ou prémios que tenha recebido, tente dar-lhes bastante visibilidade, pois estes elementos gráficos ajudam a aumentar a sua taxa de conversão.

Segundo Neil Patel, mestre em marketing digital e co-fundador de empresas de análise, como KISSmetrics e Crazy Egg, a remoção dos logos do seu site, equivaleu a uma queda da taxa de conversão em 9.9%.

Se já trabalhou com algumas empresas renomadas ou recebeu atenção mediática, não esconda esta informação. São trust elements de extrema relevância.

Personalize as ações

A gestão de um sistema que integre dados de análise sobre o comportamento de compra do cliente representa uma maior aptidão para o conhecimento do seu perfil e, consequentemente, uma maior facilidade de personalização de ações de comunicação. De facto, deverá ser uma necessidade premente de qualquer empresa o desenvolvimento de uma comunicação individualizada, pois todos gostamos de sentir que algo foi feito a pensar em nós.
Quem quer comprar ou subscrever a algo genérico quando pode ter uma coisa feita só para si?
Conseguirá diferenciar-se se apostar na criação e desenvolvimento de um produto ou serviço único para cada um dos seus clientes.

Faça da base de dados a arma secreta da sua empresa para personalizar ações de venda. Uma simples frase que faça o visitante sentir-se especial pode ser decisiva para a passagem de uma situação de fidelização passiva para ativa. Por exemplo, se vende cremes anti idade, pode criar títulos personalizados, com base nos dados geográficos do cliente:

‘Saiba como pode ter a pele mais jovem de Atlanta, Geórgia’

Trata-se de gerar estímulos que penetrem na esfera privada de cada cliente, por forma a criar um verdadeiro vínculo emocional, mantendo-os fidelizados à marca e aumento o valor percecionado a longo prazo. Esta é uma forma de alcançar standards de qualidade de acordo com as expectativas de mercado.

São já algumas as empresas que têm registado um aumento na taxa de conversão acima dos 33%, por usarem esta estratégia de marketing.

A personalização da comunicação é uma rampa de lançamento para o incremento da vida útil da carteira de clientes da sua empresa e do valor financeiro agregado à marca.

Acesso Limitado

Conseguir com que mais pessoas se registem no site da sua empresa pode ser feito de forma original. Como? Através da apresentação de textos com partes de acesso limitado, em que apenas é dado a ler ao visitante o primeiro parágrafo, sendo o restante coberto por um pop up de subscrição.

Se tiver um grande produto, conseguirá prender o visitante que já leu o início, e agora pode levá-lo a registar-se, só acessíveis mediante registo.

Apesar de os pop ups poderem parecer irritantes, o facto é que o número de emails recolhidos poderá aumentar até 3 vezes, sendo uma arma poderosa no incremento das vendas.

Velocidade

Apesar de tender a ser esquecida, a velocidade do site da sua empresa tem um grande impacto nas taxas de conversão. Esta é a razão principal por que empresas como a Amazon e o eBay garantem que os seus sites são tão rápidos quanto possível.

Importa não esquecer que por cada segundo de atraso na resposta da página, há um decréscimo de 7% na taxa de conversão e que o tempo de abertura é um fator que contribui largamente para o abandono da página.

Existem inúmeras formas de converter os seus visitantes em clientes. Importa focar-se na otimização da conversão para encurtar o caminho até ao crescimento.


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