Se
aumentar o tráfego do site da sua empresa é uma tarefa dispendiosa, há-que
garantir a conversão de cada visita.
Assim,
são 7 as dicas que poderá ficar a saber para fazer dos visitantes do seu site, clientes
fiéis à marca:
Testemunhos
Quando
as empresas querem divulgar o seu produto ou serviço, onde costumam fazê-lo? Em
redes sociais como o Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+. Contudo, um estudo
feito em 2013 divulgou um facto analítico revelador: as redes sociais apenas
conseguem gerar 1,9% de todo o tráfego para sites de B2B e B2C.
Na
análise do produto, os testemunhos são uma das ferramentas mais persuasivas de
marketing B2B.Tirar proveito dos mesmos será essencial para a rentabilização do
seu negócio:
1. Converse
com os clientes sobre a participação em estudos de caso.
2. Use
o site para apresentar os tweets positivos dos clientes. O Twitter continua a
ser uma rede social extremamente relevante no que à recolha de feedback do
cliente diz respeito.
3. Crie
vídeos testemunhais. São uma das formas mais confiáveis de apoio ao cliente,
porque as palavras são ditas pelo próprio. Ao contrário de depoimentos
escritos, os vídeos apresentam ainda a vantagem de requererem muito pouco tempo.
4. Encoraje os seus clientes a escrever comentários.
Sendo
extremamente importantes, os testemunhos continuam, contudo, a não ser usados
da melhor forma por várias empresas. Testemunhos demasiado curtos e simples não
são suficientemente convincentes. Quanto mais desenvolvidos, mais eficazes, por
serem mais autênticos e precisos.
Sabe
qual a diferença entre a taxa de conversão de um testemunho curto da de um
longo?
- O
testemunho mais longo equivale a 11.3% mais vendas
Assim,
quando usar testemunhos, assegure que apresentam o tamanho adequado e que o
visitante os consegue encontrar um pouco por todo o site.
Mentalidade ‘rebanho’
O ser
humano tende a acompanhar comportamentos. No caso das empresas, se a análise de
benchmarking revelar que os melhores estão
a consultar um determinado site, será natural que também a sua empresa queira
consultar esse mesmo site.
Ao mostrar
como os outros clientes estão a usar o seu produto ou serviço poderá
impulsionar a sua taxa de subscrições.
Assim,
se quiser aumentar o seu número de subscritores, não se esqueça de mostrar
quantas pessoas assinaram recentemente o seu serviço ou estão atualmente a
usá-lo.
Montra de Logos
Sejam artigos
nos meios de comunicação ou prémios que tenha recebido, tente dar-lhes bastante
visibilidade, pois estes elementos gráficos ajudam a aumentar a sua taxa de
conversão.
Segundo
Neil Patel, mestre em marketing digital e co-fundador de empresas de análise,
como KISSmetrics e Crazy Egg, a remoção dos logos do seu site, equivaleu a uma
queda da taxa de conversão em 9.9%.
Se já
trabalhou com algumas empresas renomadas ou recebeu atenção mediática, não
esconda esta informação. São trust
elements de extrema relevância.
Personalize as ações
A
gestão de um sistema que integre dados de análise sobre o comportamento de
compra do cliente representa uma maior aptidão para o conhecimento do seu perfil
e, consequentemente, uma maior facilidade de personalização de ações de
comunicação. De facto, deverá ser uma necessidade premente de qualquer empresa o
desenvolvimento de uma comunicação individualizada, pois todos gostamos de
sentir que algo foi feito a pensar em nós.
Quem
quer comprar ou subscrever a algo genérico quando pode ter uma coisa feita só
para si?
Conseguirá
diferenciar-se se apostar na criação e desenvolvimento de um produto ou serviço
único para cada um dos seus clientes.
Faça
da base de dados a arma secreta da sua empresa para personalizar ações de venda.
Uma simples frase que faça o visitante sentir-se especial pode ser decisiva para
a passagem de uma situação de fidelização passiva para ativa. Por exemplo, se
vende cremes anti idade, pode criar títulos personalizados, com base nos dados
geográficos do cliente:
‘Saiba como pode ter a pele mais jovem de Atlanta, Geórgia’
Trata-se
de gerar estímulos que penetrem na esfera privada de cada cliente, por forma a criar
um verdadeiro vínculo emocional, mantendo-os fidelizados à marca e aumento o
valor percecionado a longo prazo. Esta é uma forma de alcançar standards de qualidade de acordo com as
expectativas de mercado.
São já
algumas as empresas que têm registado um aumento na taxa de conversão acima dos
33%, por usarem esta estratégia de marketing.
A
personalização da comunicação é uma rampa de lançamento para o incremento da
vida útil da carteira de clientes da sua empresa e do valor financeiro agregado
à marca.
Acesso Limitado
Conseguir
com que mais pessoas se registem no site da sua empresa pode ser feito de forma
original. Como? Através da apresentação de textos com partes de acesso
limitado, em que apenas é dado a ler ao visitante o primeiro parágrafo, sendo o
restante coberto por um pop up de subscrição.
Se
tiver um grande produto, conseguirá prender o visitante que já leu o início, e
agora pode levá-lo a registar-se, só acessíveis mediante registo.
Apesar
de os pop ups poderem parecer irritantes, o facto é que o número de emails recolhidos
poderá aumentar até 3 vezes, sendo uma arma poderosa no incremento das vendas.
Velocidade
Apesar
de tender a ser esquecida, a velocidade do site da sua empresa tem um grande
impacto nas taxas de conversão. Esta é a razão principal por que empresas como
a Amazon e o eBay garantem que os seus sites são tão rápidos quanto possível.
Importa
não esquecer que por cada segundo de atraso na resposta da página, há um decréscimo
de 7% na taxa de conversão e que o tempo de abertura é um fator que contribui largamente
para o abandono da página.
Existem
inúmeras formas de converter os seus visitantes em clientes. Importa focar-se
na otimização da conversão para encurtar o caminho até ao crescimento.
Sem comentários:
Enviar um comentário