sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Saiba quem gasta 33% mais em cabaz de compras

Se lhe contasse o segredo para impulsionar as vendas em 50% sem ter de aumentar o orçamento de marketing, estaria interessado em ouvir? Que gestor de sucesso não estaria? No final deste artigo saberá o segredo.

Tire alguns minutos para pensar sobre a política de CRM da sua empresa, analisando marketing outcomes e comportamentos não monitorizados que conduzem a um gap do cliente e, consequentemente, a uma elevada percentagem de indivíduos que não regressam à sua loja.

Muitos dos gestores de negócios cometem o erro crucial de pensar que, uma vez efetuada a primeira compra, o cliente irá regressar à loja per-si. Mas tal será ilusório. A interação com o cliente é fundamental para assegurar a potencialização do seu negócio.

Segundo Eddie Machaalani, co-CEO da área de Big Commerce do Washington Business Journal, ‘Most marketing plans fail because they don’t focus on anyone and try to attract everyone. As a result, companies are selling products that customers don't want’.
Machaalani acrescenta que muitos gestores ainda não perceberam que o conhecimento do perfil do seu cliente não tem necessariamente de ser um processo moroso e dispendioso. De facto, hoje existem sistemas de fidelização que lhe disponibilizam dados de análise em dashboards friendly e que são essenciais ao conhecimento do comportamento de compra de clientes de interesse, com os quais poderá comunicar de forma eficaz e automatizada.

Uma lista de possibilidades poderia ser feita para explicar o que tem levado a que muitos clientes ainda não sejam fiéis a uma marca:


  • Preço injusto
  • Queixas por resolver
  • Melhor oferta da concorrência
  • Sentimento de não se ser ouvido


Quando confrontado com as possibilidades acima referidas, torna-se difícil perceber por que 80% do orçamento de marketing da maioria das empresas é investido a tentar angariar novos clientes em detrimento do crescimento e estímulo da relação com o cliente já fidelizado.

Antes de a sua empresa ser mais um nome a acrescentar à lista de entidades que gastam tempo e dinheiro na tentativa de angariação de novos clientes, pense nos seguintes dados estatísticos:


  • Clientes fidelizados tendem a gastar 33% mais em cabaz de compras, comparativamente a novos clientes;
  • A recomendação entre clientes fidelizados é 107% maior do que a existente entre clientes não fidelizados;
  • Custar-lhe-á 6 vezes mais vender algo a prospects do que vender o mesmo artigo a um cliente fidelizado.


De facto, conseguir transformar clientes, em clientes fidelizados oferece um conjunto de benefícios, com tradução no ROI da sua empresa.

Fazer com que os clientes sejam fiéis à sua marca implica, por isso, tratá-los como verdadeiros parceiros de negócio, mostrando-lhes uma preocupação com os seus desejos e conhecimento do seu perfil. De facto, só através de um bom follow-up do comportamento de compra conseguirá desenvolver estratégias de cross-selling eficazes, oferecendo aos clientes já fidelizados produtos complementares aos seus preferidos e aumentando as vendas.

É importante tentar satisfazê-los com os produtos ou serviços certos, mediante uma comunicação eficaz, com campanhas de email marketing atrativas, surpreendentes e automatizadas.

Lembre-se de que o seu foco tem de estar na satisfação dos clusters, e, para isso, ter um sistema que lhe apresenta a informação necessária à análise da base de dados da sua empresa é essencial.

O segredo de equipas de marketing de sucesso, capazes de impulsionar o crescimento do negócio, está, então, no facto de gastarem a maioria do seu tempo e recursos na construção e estímulo da relação com o cliente, que se traduz no aumento das vendas em 50%, sem necessidade de aumento do orçamento.

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