Se se questiona sobre a cor do
seu escritório, ou sobre ideias para redecorar a sua loja, saiba que a cor pode
impulsionar a concretização dos seus objetivos. Cerca de 85% dos compradores
acreditam que a cor é a principal razão para adquirir o produto. De facto, a
cor influencia o comportamento e as emoções do ser humano. Tornar os seus
colaboradores mais produtivos ou encorajar o cliente a gastar mais dinheiro, podem
ser metas conseguidas através da compreensão básica da psicologia das cores.
Porque a cor também pode aliada da potencialização do seu negócio.
Mude a perceção de temperatura das pessoas
A cor de uma parede pode mudar a
forma como o cliente perceciona a temperatura da sua loja. Cores quentes, tais
como o laranja, vermelho e amarelo criam no cliente a sensação de que a loja é
mais quente do que é verdadeiramente. Cores frias, tais como o azul, verde e
roxo podem conduzir à sensação de temperatura ambiente mais fria.
Gestores de negócio deverão usar
este facto a seu favor, economizando em custos de aquecimento e arrefecimento.
Por exemplo, se vive num ambiente frio, pintar uma entrada com uma cor quente
pode fazer com que os clientes olhem para a sua loja como um espaço quente e
tal poderá ser um fator de atração.
Convoque respostas emocionais
As cores evocam respostas
emocionais similares na maioria das pessoas. Contudo, não existem verdades
universais sobre a cor. A cultura e as experiências passadas podem afetar as
emoções dos clientes em relação a uma cor específica. Apesar de tudo, existem regras
básicas sobre como determinadas cores evocam respostas emocionais e
comportamentais específicos.
Verde irradia criatividade
Estudos comprovam que o verde é
uma cor associada a pensamentos mais alargados e criativos. Na sua grande
generalidade, os clientes simpatizam com o verde, dada a sua associação à
natureza e ao rejuvenescimento. Assim, se pretende que os seus empregados sejam
mais produtivos, considere pintar algumas das suas áreas de trabalho de verde.
Vermelho reduz o pensamento analítico
Existe uma razão pela qua os carros
desportivos custam mais em termos de manutenção. Quando os humanos vêm
vermelho, as suas reações tornam-se mais rápidas e energéticas. Contudo, esse rasgo
de energia dura pouco tempo e, em última instância, contribui para a diminuição
do pensamento analítico.
Os atletas são mais suscetíveis
de perder quando competem contra um adversário que usa vermelho. Estudantes
confrontados com esta cor antes de um exame têm maior probabilidade de serem
mal sucedidos.
Apesar de o vermelho ser
frequentemente associado a uma cor de atração, o mesmo não se aplica quando
falamos de negócios. Uma razão plausível prende-se com o facto de o vermelho ser
uma cor de difícil concentração.
Azul é a cor mais aceite
Quando questionadas sobre a sua
cor favorita, a resposta mais comum dada pelos clientes é o azul. Tal poderá estar
relacionado com o facto de os nossos ancestrais verem recorrentemente esta cor
– como o azul claro do céu ou dos bebedouros – frequentemente associada a bons
sinais. Ao pintar uma área comum do seu escritório de azul poderá estar a
satisfazer a maioria das pessoas.
Amarelo nem sempre é um sucesso
Evite pintar espaços públicos de
amarelo, pois a maioria das pessoas não são fãs desta cor. Contudo, aquelas que gostam de amarelo, tendem a ter uma enorme
preferência por esta cor, ao invés da maioria das pessoas que só favorece ligeiramente
uma cor em detrimento de outra. No geral, o amarelo continua a ser a cor menos
escolhida pelos clientes, pelo que deverá optar por uma cor diferente se for
sua intenção agradar à generalidade.
Cor-de-rosa acalma as pessoas
Existe uma razão pela qual
algumas equipas desportivas pintam o balneário da equipa adversária de
cor-de-rosa – esta é uma cor conhecida por retirar a energia das pessoas. Será,
decerto, uma excelente opção para advogados que estão a conduzir um caso ou para
uma sala de reuniões onde se resolvem situações de difícil resolução.
Branco pode levar ao
aborrecimento
O branco assume-se como apelo
moderno. A Apple, por exemplo, usou o branco para marcar o seu design clean e suave. Contudo, um look
demasiado monocromático pode levar a que os clientes reflitam muito sobre as
suas opções de compra. Uma pessoa que compra numa loja monocromática tem maior
facilidade em distrair-se em relação ao que está a fazer, dada a falta de estímulo.
Alteração de cores
O melhor de tudo isto é que pode
mudar a cor da sua uma parede com frequência. Pense cuidadosamente sobre como
quer que os clientes se sintam e os seus colaboradores trabalhem, antes de
pintar o seu espaço. Embora a cor da parede por si não faça milagres, poderá
certamente impulsionar o seu negócio na direção certa.
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