sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Saiba o que a cor está a fazer pelo seu negócio

Se se questiona sobre a cor do seu escritório, ou sobre ideias para redecorar a sua loja, saiba que a cor pode impulsionar a concretização dos seus objetivos. Cerca de 85% dos compradores acreditam que a cor é a principal razão para adquirir o produto. De facto, a cor influencia o comportamento e as emoções do ser humano. Tornar os seus colaboradores mais produtivos ou encorajar o cliente a gastar mais dinheiro, podem ser metas conseguidas através da compreensão básica da psicologia das cores. Porque a cor também pode aliada da potencialização do seu negócio.


Mude a perceção de temperatura das pessoas

A cor de uma parede pode mudar a forma como o cliente perceciona a temperatura da sua loja. Cores quentes, tais como o laranja, vermelho e amarelo criam no cliente a sensação de que a loja é mais quente do que é verdadeiramente. Cores frias, tais como o azul, verde e roxo podem conduzir à sensação de temperatura ambiente mais fria.
Gestores de negócio deverão usar este facto a seu favor, economizando em custos de aquecimento e arrefecimento. Por exemplo, se vive num ambiente frio, pintar uma entrada com uma cor quente pode fazer com que os clientes olhem para a sua loja como um espaço quente e tal poderá ser um fator de atração.

Convoque respostas emocionais

As cores evocam respostas emocionais similares na maioria das pessoas. Contudo, não existem verdades universais sobre a cor. A cultura e as experiências passadas podem afetar as emoções dos clientes em relação a uma cor específica. Apesar de tudo, existem regras básicas sobre como determinadas cores evocam respostas emocionais e comportamentais específicos.





Verde irradia criatividade

Estudos comprovam que o verde é uma cor associada a pensamentos mais alargados e criativos. Na sua grande generalidade, os clientes simpatizam com o verde, dada a sua associação à natureza e ao rejuvenescimento. Assim, se pretende que os seus empregados sejam mais produtivos, considere pintar algumas das suas áreas de trabalho de verde.

Vermelho reduz o pensamento analítico

Existe uma razão pela qua os carros desportivos custam mais em termos de manutenção. Quando os humanos vêm vermelho, as suas reações tornam-se mais rápidas e energéticas. Contudo, esse rasgo de energia dura pouco tempo e, em última instância, contribui para a diminuição do pensamento analítico.
Os atletas são mais suscetíveis de perder quando competem contra um adversário que usa vermelho. Estudantes confrontados com esta cor antes de um exame têm maior probabilidade de serem mal sucedidos.
Apesar de o vermelho ser frequentemente associado a uma cor de atração, o mesmo não se aplica quando falamos de negócios. Uma razão plausível prende-se com o facto de o vermelho ser uma cor de difícil concentração.

Azul é a cor mais aceite

Quando questionadas sobre a sua cor favorita, a resposta mais comum dada pelos clientes é o azul. Tal poderá estar relacionado com o facto de os nossos ancestrais verem recorrentemente esta cor – como o azul claro do céu ou dos bebedouros – frequentemente associada a bons sinais. Ao pintar uma área comum do seu escritório de azul poderá estar a satisfazer a maioria das pessoas.

Amarelo nem sempre é um sucesso

Evite pintar espaços públicos de amarelo, pois a maioria das pessoas não são fãs desta cor. Contudo, aquelas que gostam de amarelo, tendem a ter uma enorme preferência por esta cor, ao invés da maioria das pessoas que só favorece ligeiramente uma cor em detrimento de outra. No geral, o amarelo continua a ser a cor menos escolhida pelos clientes, pelo que deverá optar por uma cor diferente se for sua intenção agradar à generalidade.

Cor-de-rosa acalma as pessoas
Existe uma razão pela qual algumas equipas desportivas pintam o balneário da equipa adversária de cor-de-rosa – esta é uma cor conhecida por retirar a energia das pessoas. Será, decerto, uma excelente opção para advogados que estão a conduzir um caso ou para uma sala de reuniões onde se resolvem situações de difícil resolução.

Branco pode levar ao aborrecimento

O branco assume-se como apelo moderno. A Apple, por exemplo, usou o branco para marcar o seu design clean e suave. Contudo, um look demasiado monocromático pode levar a que os clientes reflitam muito sobre as suas opções de compra. Uma pessoa que compra numa loja monocromática tem maior facilidade em distrair-se em relação ao que está a fazer, dada a falta de estímulo.


Alteração de cores

O melhor de tudo isto é que pode mudar a cor da sua uma parede com frequência. Pense cuidadosamente sobre como quer que os clientes se sintam e os seus colaboradores trabalhem, antes de pintar o seu espaço. Embora a cor da parede por si não faça milagres, poderá certamente impulsionar o seu negócio na direção certa.

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