quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Saiba como tirar partidos dos Beacons

Já alguma vez ouviu falar de Beacons?

Estes pequenos gadgets têm vindo a ser testados por retalhistas nos Estados Unidos e os resultados têm sido interessantes. Mas haverá mercado para estes gadgets? Conseguirão os retalhistas implementar estratégias de incremento de vendas com esta nova tecnologia?
 
Os beacons estão entre as mais importantes e recentes tecnologias mobile que oferecem vantagens únicas aos retalhistas no incremento de vendas.

Pesquisas sobre o tema, concluem que estes dispositivos são a tecnologia em loja que apresentará maior crescimento desde os leitores de cartões de crédito, esperando-se assim que no futuro próximo a taxa de implementação dos mesmos dispare (só nos Estados Unidos espera-se alcançar os 4.5 milhões de beacons ativos no final de 2018).


Estes equipamentos low-cost funcionam a partir de um sinal de Bluetooth, de fraca energia, com as apps nos diversos smartphones, comunicando com os clientes em loja. Estimativas afirmam que, globalmente, 570 milhões de smartphones Android e Apple serão compatíveis com estes dispositivos.



A empresa BI Intelligence aprofundou o estudo dos beacons e desenvolveu um relatório para dar a conhecer mais vantagens, que estratégias funcionam melhor e o que esperar no futuro desta mais recente tecnologia.

Até à data comprova-se que notificações a partir de apps móveis com base na localização e enviadas a partir dos beacons aumenta o envolvimento dos users e clientes com as apps e posteriormente as vendas em loja.





Relativamente a 2015 e anos seguintes, é esperado um aumento significativo nas vendas dos mais reconhecidos retalhistas nos Estados Unidos.
Adicionalmente, as previsões também apontam para um uso mais frequente e aceitação por parte dos clientes para notificações de cupões e descontos em loja. Alinhados também com programas de fidelização, estes dispositivos e as notificações enviadas serão um excelente ponto de comunicação (online e offline) e recompensa aos clientes leais e fiéis às empresas, mesmo tendo apenas visitado a loja.

As vantagens não terminam aqui. Os retalhistas conseguirão não só comunicar com clientes em loja como também obter informação valiosa sobre a sua atividade nos estabelecimentos. Quanto mais a informação for detalhada e personalizada mais os retalhistas poderão oferecer promoções específicas aos perfis e necessidades dos clientes.


Mas como não há mas sem senão, obviamente que para os retalhistas, o maior desafio quanto a este investimento, é mesmo convencerem os seus clientes a fazerem o download da app e aceitarem as notificações a partir de campanhas dos beacons.
Grandes retalhistas que já têm implementada esta tecnologia, estão a apostar em comunicação na loja para incentivar a este comportamento.

A comprovar-se estas estimativas e resultados interessantes para os retalhistas nos Estados Unidos, não tardaremos a ver esta tecnologia implementada também na Europa.
Isto é que são boas notícias!
Manteremos a par das novidades destes pequenos gadgets.


Loyty Smarketing!

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