Se é certo que
um blog pode ser a chave para aumentar a visibilidade da sua marca, saiba que os
títulos dos seus artigos são decisivos na hora de convencer o Google a ser o
seu melhor amigo.
Por outras palavras, ter mais prospects a segui-lo também depende de escrever títulos apelativos,
capazes de prender a atenção e marketingmemente
bem escritos.
Neste artigo deixamos-lhe 5 dicas para aprender a escrever bons
títulos e a fazer alguns ajustes no template
do seu blog para que o número de visitas o surpreenda (e muito!)
Existe um
sem número de técnicas de escrita de blogs pensadas para conseguir alavancar o
número de visitas vindas do Google e de outros motores de pesquisa.
Entre elas,
uma das mais importantes prende-se com a otimização dos títulos. Este são
vistos pelo Google como elementos muito importantes para decidir o lugar que o
seu link irá ocupar nos resultados da busca. Títulos bem conseguidos podem
dar-lhe um melhor posicionamento e, consequentemente, uma maior taxa de
cliques.
Passemos,
então, às dicas prometidas para conseguir tornar os seus títulos (ainda)
melhores!
1) Os títulos
devem ser o espelho do texto
Este é o
primeiro passo para escolher um bom título para o seu artigo. Ele deve ser um
guia orientador para o leitor, a bússola que lhe indica para onde se está a
dirigir.
Se no título
se compromete a escrever um artigo sobre uma ‘Receita simples para aumentar
vendas’ e publicar algo que apenas um expert
em marketing conseguirá decifrar, terá como resultado um leitor enganado e,
muito provavelmente, desinteressado em segui-lo. Pior ainda! O Google saberá
disso! Provavelmente, o leitor que leu o seu artigo voltará ao Google e
escolherá outro dos resultados apresentados na sua busca: - 1 ponto para si + 1
ponto para outro.
Uma forma de
não cair nesta armadilha é escolher o título definitivo apenas no fim de
escrever o artigo. Assim, irá evitar escrever um título que fuja ao tema do
texto.
2) Utilize
títulos que façam o leitor gritar: ‘Quero ler isto!’
Para
aumentar a probabilidade do leitor abrir o seu link quando este aparecer nos
resultados do Google, crie um título que chame a atenção.
Retomando o
exemplo anterior, o título ‘Receita simples para aumentar vendas’ poderia
parecer ao leitor mais uma receita para aumentar vendas, sem um motivo
específico que lhe despertasse o apelo de querer clicar.
Por outro
lado, também não deve cair no erro sensacionalista e escrever ‘A receita para
aumentar vendas mais simples de todo o universo’. Pode soar a algo pretensioso
demais e ter o efeito exatamente contrário.
O segredo
está em conseguir o equilíbrio entre criar um título chamativo mas sem ser
irrisório.
3) As
palavras-chave que deseja otimizar devem aparecer no título
O conceito
de ‘palavra-chave’ é simples: quando escreve um texto existem palavras que
devem ser destacadas. No exemplo anterior, ‘receita’, ‘aumentar’ e ’vendas’ são
palavras importantes, pois têm maior probabilidade de serem procuradas no
Google quando alguém quiser aprender mais sobre como aumentar vendas
facilmente.
Se
utilizássemos o título ‘Receita simples’, por exemplo, o leitor precisaria de
entrar no link para perceber que se trata de um artigo sobre aumento de vendas.
Justamente por este motivo, o Google não iria atribuir um bom lugar no ranking
a este artigo.
4) Títulos
muito curtos ou muito longos? Eis a questão!
Bons
resultados não combinam com títulos muito curtos ou muito longos. Um título
muito curto – ‘Receita para aumentar vendas’ – normalmente não atrai a atenção.
Já um título
muito longo – ‘Receita simples e rápida sobre como qualquer gestor pode
aumentar as vendas da sua empresa’ – nem seria exibido por completo nos
resultados do Google.
Um bom
título deverá ter em média 63 caracteres.
Mais uma
vez, conseguir o equilíbrio será fundamental a um bom resultado.
5) Saiba quais
são as melhores palavras para utilizar no título
Há
ferramentas online disponibilizadas pelo Google que permitem saber quais as
palavras mais pesquisadas, referentes a determinado assunto. Sabendo-as, a
probabilidade do leitor chegar ao seu artigo será maior. Esta pesquisa pode,
então, ajudar a definir um bom título para o artigo, e especialmente para saber
quais são as palavras mais procuradas.
- GoogleAdWords Keywords Tool – Permite saber qual o volume de pesquisa de uma palavra
e o valor médio pago por anúncio contendo essa palavra-chave.
- GoogleTrends – Mostra a evolução na quantidade de buscas de uma determinada palavra
ao longo do tempo.
Conclusão
Pode parecer
um item pequeno mas o título do seu artigo pode ser determinante para conseguir
mais leitores. Assim, vale a pena investir mais tempo na pesquisa de um bom
título, definindo as melhores palavras-chave a utilizar para cada novo artigo.
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