quinta-feira, 15 de maio de 2014

5 Dicas para otimizar os títulos do seu blog

Se é certo que um blog pode ser a chave para aumentar a visibilidade da sua marca, saiba que os títulos dos seus artigos são decisivos na hora de convencer o Google a ser o seu melhor amigo. 




Por outras palavras, ter mais prospects a segui-lo também depende de escrever títulos apelativos, capazes de prender a atenção e marketingmemente bem escritos. 

Neste artigo deixamos-lhe 5 dicas para aprender a escrever bons títulos e a fazer alguns ajustes no template do seu blog para que o número de visitas o surpreenda (e muito!)

Existe um sem número de técnicas de escrita de blogs pensadas para conseguir alavancar o número de visitas vindas do Google e de outros motores de pesquisa.

Entre elas, uma das mais importantes prende-se com a otimização dos títulos. Este são vistos pelo Google como elementos muito importantes para decidir o lugar que o seu link irá ocupar nos resultados da busca. Títulos bem conseguidos podem dar-lhe um melhor posicionamento e, consequentemente, uma maior taxa de cliques.

Passemos, então, às dicas prometidas para conseguir tornar os seus títulos (ainda) melhores!


1)   Os títulos devem ser o espelho do texto

Este é o primeiro passo para escolher um bom título para o seu artigo. Ele deve ser um guia orientador para o leitor, a bússola que lhe indica para onde se está a dirigir.




Se no título se compromete a escrever um artigo sobre uma ‘Receita simples para aumentar vendas’ e publicar algo que apenas um expert em marketing conseguirá decifrar, terá como resultado um leitor enganado e, muito provavelmente, desinteressado em segui-lo. Pior ainda! O Google saberá disso! Provavelmente, o leitor que leu o seu artigo voltará ao Google e escolherá outro dos resultados apresentados na sua busca: - 1 ponto para si + 1 ponto para outro.
Uma forma de não cair nesta armadilha é escolher o título definitivo apenas no fim de escrever o artigo. Assim, irá evitar escrever um título que fuja ao tema do texto.


2)   Utilize títulos que façam o leitor gritar: ‘Quero ler isto!’

Para aumentar a probabilidade do leitor abrir o seu link quando este aparecer nos resultados do Google, crie um título que chame a atenção.
Retomando o exemplo anterior, o título ‘Receita simples para aumentar vendas’ poderia parecer ao leitor mais uma receita para aumentar vendas, sem um motivo específico que lhe despertasse o apelo de querer clicar.




Por outro lado, também não deve cair no erro sensacionalista e escrever ‘A receita para aumentar vendas mais simples de todo o universo’. Pode soar a algo pretensioso demais e ter o efeito exatamente contrário.
O segredo está em conseguir o equilíbrio entre criar um título chamativo mas sem ser irrisório.


3)   As palavras-chave que deseja otimizar devem aparecer no título

O conceito de ‘palavra-chave’ é simples: quando escreve um texto existem palavras que devem ser destacadas. No exemplo anterior, ‘receita’, ‘aumentar’ e ’vendas’ são palavras importantes, pois têm maior probabilidade de serem procuradas no Google quando alguém quiser aprender mais sobre como aumentar vendas facilmente.








Se utilizássemos o título ‘Receita simples’, por exemplo, o leitor precisaria de entrar no link para perceber que se trata de um artigo sobre aumento de vendas. Justamente por este motivo, o Google não iria atribuir um bom lugar no ranking a este artigo.

4)   Títulos muito curtos ou muito longos? Eis a questão!

Bons resultados não combinam com títulos muito curtos ou muito longos. Um título muito curto – ‘Receita para aumentar vendas’ – normalmente não atrai a atenção.
Já um título muito longo – ‘Receita simples e rápida sobre como qualquer gestor pode aumentar as vendas da sua empresa’ – nem seria exibido por completo nos resultados do Google.






Um bom título deverá ter em média 63 caracteres.
Mais uma vez, conseguir o equilíbrio será fundamental a um bom resultado.

5)   Saiba quais são as melhores palavras para utilizar no título

Há ferramentas online disponibilizadas pelo Google que permitem saber quais as palavras mais pesquisadas, referentes a determinado assunto. Sabendo-as, a probabilidade do leitor chegar ao seu artigo será maior. Esta pesquisa pode, então, ajudar a definir um bom título para o artigo, e especialmente para saber quais são as palavras mais procuradas.

GoogleAdWords Keywords Tool – Permite saber qual o volume de pesquisa de uma palavra e o valor médio pago por anúncio contendo essa palavra-chave.




- GoogleTrends – Mostra a evolução na quantidade de buscas de uma determinada palavra ao longo do tempo.




Conclusão



Pode parecer um item pequeno mas o título do seu artigo pode ser determinante para conseguir mais leitores. Assim, vale a pena investir mais tempo na pesquisa de um bom título, definindo as melhores palavras-chave a utilizar para cada novo artigo. 

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