quarta-feira, 14 de maio de 2014

4 Formas de usar o Snapchat... e aumentar vendas!

snapchat não será o próximo grito social para empresas. 

Mas tal não significa que as potencialidades desta aplicação social para telemóveis devam ser ignoradas – especialmente se for marketer; neste caso vale a pena tentar algumas ideias ‘fora da caixa’.
Se está a pensar explorar o snapchat para marketing, este artigo deve dar-lhe um resumo de tudo o que vai precisar saber.





O que é o snapchat?

É uma aplicação social para telemóveis de mensagens/foto que permite tirar fotos ou vídeos, conhecidos por ‘snaps’. Estes ‘snaps’ podem ser enviados para utilizadores da aplicação aos quais esteja ligado, por um período máximo de 10 segundos – o que significa que o utilizador apenas pode ver o seu snap durante 10 segundos ou menos. Depois disso, o snap é apagado para sempre.
Se procura alguma informação quantitativa sobre a aplicação, estes dados estatísticos deverão ajudá-lo:

·         O Snapchat tem cerca de 26 milhões de utilizadores nos EUA
·         70% dos utilizadores do Snapchat são mulheres
·         77% dos estudantes universitários usam diariamente o snapchat
·         58% dos estudantes universitários estariam dispostos a comprar um produto ou serviço se lhes fosse enviado um cupão por Snapchat


Alguém usa o Snapchat para fins de Marketing?

Com certeza que não se trata da aplicação social mais popular acabada de chegar aos radares dos marketers. Mas existirá sempre alguém desejoso de experimentar estas novas aplicações e atividades sociais – e muitas vezes os marketers que experimentam as novidades e chegam a algum lado mais cedo do que os outros são os que veem melhores resultados.

Assim, com alguma criatividade, poderá passar a contar com o Snapchat como ferramenta incrivelmente benéfica. 16 Handles é o exemplo perfeito disto mesmo.




A empresa inglesa de froyos (iogurtes gelados) foi responsável pela realização da campanha ‘Ano Novo Snappy’ que consistia em pedir aos clientes que enviassem uma foto a experimentar o froyo para a conta Snapchat oficial da marca. 



Como contrapartida, a 16 Handles enviar-lhes-ia um Snap de resposta com um cupão personalizado, a ser futuramente descontado numa das lojas.

Mas aqui fica a parte criativa da história: uma vez que os snaps duravam apenas 10 segundos, os utilizadores teriam de ficar na expectativa de saber o valor do seu cupão até que voltassem a consumir um novo froyo. 
Todos os cupões contavam com um desconto que ia dos 10% aos 100%. 
Assim, o cliente sabia que ia receber um desconto, mas tinha de esperar até abrir o snapchat para descobrir qual a percentagem de desconto na sua compra.

Enquanto a 16 Handles admite que pouco fez para acompanhar a eficácia desta campanha, na perspetiva de Marketing esta poderia ter servido para introduzir códigos personalizados em cada cupão enviado, ou mesmo para implementar um sistema de armazenamento de informação sobre como cada cupão usado nas lojas.


Ideias de Marketing no Snapchat

Dê uma oportunidade ao Snapchat. Só assim saberá se resulta ou não com o seu negócio.
Quando se trata de experimentar novas redes sociais como esta, é importante trabalhar as suas capacidades para projetar de forma rápida e com poucos recursos. Isto porque quando o investimento é mínimo, um possível fracasso não acarretará muitas consequências para a empresa; se a experiência mostrar, pelo contrário, que a rede social tem potencialidades, aí sim deve investir mais recursos para transformar a rede social em importante para o seu negócio.


1) Levante o véu sobre um novo produto

Está a lançar um novo produto ou serviço e sabe que os seus clientes vão adorá-lo? Diminua o tempo de espera dos seus clientes e mostre-lhes um bocadinho do que os espera numa imagem de 10 segundos. Esta ação poderá dar ao lançamento do produto uma projeção maior se houver tempo para formular comentários sobre o mesmo, ou mesmo criar conteúdos à volta do novo produto.


2) Envie um cupão personalizado

Tal como o exemplo da empresa 16 Handles, envie aos seus clientes um cupão personalizado que poderá ser redimido na ato de pagamento. Esta ação irá levar os clientes à loja ou ao site e fazê-los comprar, estando nos seus dedos a revelação do cupão desejado. Apenas não pregue partidas como enviar cupões vazios por opção – pode não ser muito simpático.


3) Envie imagens de bastidores

A trabalhar num novo vídeo? Dê aos seus clientes um pequeno preview do que os espera, ou sobre como estão a correr os trabalhos atrás das câmaras. Talvez possa também enviar uma série de vídeos de bastidores, deixando-os a questionar sobre o tema através de um hashtag no Twitter. Desta forma, estará a ligar os seus snaps a um hashtag e assim perceber o quanto os seus clientes acompanham verdadeiramente os conteúdos criados pela sua marca.


4) Ligue a presença num evento a informação sobre a marca

Se está patrocinar um evento, a participar num evento ou mesmo a apresentar um webinar, use o Snapchat para dar aos presentes informação que não conseguiriam de outra forma. Por exemplo, se está a patrocinar um evento, poderá usar o Snapchat para enviar informação em tempo real sobre o evento. Diga-lhes que a Happy Hour estará pronta 15 minutos mais cedo e que podem vir pedir-lhe uma bebida. Algo que os faça sentirem-se VIP.


 Loyty Smarketing!

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