segunda-feira, 19 de maio de 2014

5 Formas de vender email marketing a um cético!

No que toca a novas táticas de marketing, sejamos honestos, o email marketing não é a primeira coisa a vir à cabeça. As redes sociais e os blogs, esses sim, estão sob a luz da ribalta.
Então, as perguntas começam a surgir – será o email um meio de comunicação ainda relevante? 



Neste artigo vamos olhar para 5 formas de vender email marketing a um cético. Vamos começar!


1) Fale sobre o alcance massivo dos emails
Da próxima vez que se encontrar com o gestor de redes sociais da sua empresa e discutir sobre as táticas de marketing mais efetivas, refira este facto: existem 3.6 mil milhões de contas de email ativas. Assim, no que toca a grandes contas, o email não dá margem ao Facebook e ao Twitter.


A ubiquidade no uso dos emails não deve ser negligenciada. O facto de existirem tantas pessoas a usar diariamente o email deve ser fator suficiente para dar credibilidade instantânea aos olhos de um marketer. Adicionalmente, com a rápida adoção do smartphone, muitas pessoas acedem às suas contas de email, onde quer que estejam: (casa, mercearia, ou até no jogo de futebol das crianças). Assim, a primeira forma de vender email marketing a um cético é mostrar o número massivo de pessoas que usa diariamente o email.   

2) Explique o retorno de investimento gerado pelo email marketing
Outro fator muito importante na avaliação do mérito de um meio de marketing está na sua capacidade de gerar retorno de investimento. Hoje, mesmo com todos os outros canais de marketing disponíveis, o email marketing continua a ter as mais elevadas métricas de retorno de investimento, quando comparado com outras táticas de marketing.


Um estudo mostra que a cada 1 dólar investido em email marketing 44.25 dólares são gerados de retorno de investimento. Este status é impressionante e não pode ser ignorado, até mesmo pelos mais ferrenhos céticos de email marketing.

3) Fale sobre entrega e visibilidade
O cenário de marketing tem mudado e as organizações estão a gastar mais tempo, esforço e recursos financeiros na construção de conteúdos educacionais para os seus clientes e prospects. Coisas como: vídeos, infográficos, e-books e histórias de sucesso de clientes. Estes conteúdos educacionais precisam de ser entregues a prospects e a forma mais efetiva e económica de o fazer é através de email marketing.


Certamente que existem outras formas de tornar os seus conteúdos acessíveis à audiência. Exemplo disso será publicar estes conteúdos no perfil da sua rede social e dar visibilidade aos seus conteúdos em motores de busca e blogs. Contudo, só o email marketing consegue entregar os seus conteúdos diretamente na caixa de entrada dos seus prospects. Este fator assegura a visibilidade que outras táticas de marketing não conseguem. Adicionalmente, o email assegura um maior tempo de vida aos seus conteúdos, uma vez que a sua mensagem irá permanecer na caixa de entrada, a menos que o utilizador adote um comportamento pró-ativo e a apague.

4) Venda a ideia de Escalabilidade
Como todo o marketer experiente sabe, construir relações online é o foco de um marketing de sucesso. Através de um software que lhe permita desenvolver campanhas de marketing automatizadas, poderá monitorizar o tráfego dos seus emails de forma a entregar comunicação personalizada, relevante e oportuna para milhares de pessoas ao mesmo tempo.


Nenhum outro canal de marketing permite fazer este tipo de marketing personalizado a uma escala como a do email. Este processo ajuda a aprofundar as relações ao longo do tempo e facilitar a decisão de compra.

5) Fale-lhes sobre mensurabilidade
A principal razão que torna o email marketing altamente relevante, mesmo no tempo presente, prende-se com o facto de ser um meio mensurável. Com o email não existe nenhuma ambiguidade em relação à performance das suas campanhas.


Tem informação precisa sobre: aberturas, cliques e outras métricas importantes à avaliação do sucesso das suas campanhas. Estas métricas de relatórios granulares estão no centro de onde o marketing digital está a dirigir. Um lugar onde todos os canais de marketing e campanhas são avaliados com base no seu desempenho.

O ponto de partida
O email marketing não está morto, está apenas a mudar. Através do uso de uma plataforma de marketing automatizada, conjugada com conteúdos altamente relevantes, oportunos e educacionais, poderá usar o email de forma efetiva para fazer crescer o seu negócio.


É ainda uma excelente forma de construir relações de forma económica, educar prospects, e gerar leads. Assim, da próxima vez que conversar com um cético de email marketing, use os pontos acima referidos em defesa deste canal!

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