sexta-feira, 3 de julho de 2015

7 Dicas que farão a sua Estratégia de Fidelização ter Sucesso

Um sistema de fidelização tem como objetivo o estabelecimento de relações contínuas e rentáveis com os clientes, no entanto ele não funciona sozinho. 
O que separa as empresas que apostam em fidelização e tem sucesso daquelas que não têm?
A resposta é simples: foco, análise e comunicação direcionada!
Veja abaixo sete dicas que o ajudarão a desenvolver uma estratégia de fidelização de sucesso.


1 . Identifique e agrupe os seus clientes
Ao identificar e agrupar os seus clientes em grupos estará a analisar o seu perfil e a atribuir semelhanças entre eles. Se os seus grupos de clientes são diferentes entre si, a sua oferta de valor e comunicação também deve ser diferente. Está a fazer isso?

2. Ofereça um cartão cliente com valor e diferenciador
Antigamente, as empresas de software ofereciam produtos e soluções tecnologicamente avançadas que permitiam atribuir pontos em cartão consoante as transações do cliente. O problema é que esses pontos eram oferecidos para troca de um conjunto de produtos pré-selecionados pela empresa. Será que os benefícios que o seu cartão cliente oferece têm valor para o seu cliente-final?

3. Desenvolva um plano de campanhas credível e exequível
Não desperdice recursos a criar campanhas que o seu cliente não valoriza ou inatingíveis. As vantagens das suas campanhas tem de ser claras para o cliente-final. Este tem de perceber que por realizar determinada ação alcançará um benefício. O benefício oferecido bem como o nível de interação pretendido deverão variar proporcionalmente.
Saiba que os clientes ficam satisfeitos com um benefício de apenas 5% sobre o total que eles gastam consigo ou por pequenos gestos que o fazem sentir importante para si. Já pensou nas pequenas coisas que pode oferecer ao seu cliente e que não tem um custo monetário direto?

4. Interiorize a sua estratégia de fidelização na sua rede interna de clientes
Os seus colaboradores são o foco mais importante da sua empresa, são eles que a põem a funcionar e transmitem uma imagem acerca dela. Ofereça-lhes vantagens também a eles e faça-os sentir que fazem parte do seu projeto de fidelização.

5. Esteja onde o seu cliente está
Se o seu cliente tem um grupo, fórum ou presença nas redes sociais comunique com ele onde ele está e depois fidelize-o com o seu sistema de fidelização.

6. Premeie as referências dos seus clientes
Já pensou em premiar os clientes que lhe trazem novos clientes, premiando-os a eles e ao novo cliente? Se o seu programa de fidelização lhe permitir isso, você está num bom caminho de construir uma vantagem competitiva.

7. Comunique regularmente com o seu cliente através de diferentes plataformas
Hoje em dia, a maioria dos portugueses tem um smartphone e acedem ao e-mail através dele. Que tal comunicar por SMS com o seu cliente as mensagens mais importantes e dar-lhe a conhecer as campanhas que tem em vigor por e-mail? Sabia que 90% dos SMS são lidos e 70% respondidos?
Comunique com as pessoas certas através dos canais certos. Está a fazê-lo?

DICA BONUS: Cresça com os seus clientes! 
A dica mais importante é continuar a oferecer aos seus clientes uma oferta de valor acrescentado. Afinal de contas, se os seus clientes perceberem que conseguem evoluir tendo-o a si como parceiro a sua empresa também irá crescer.

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