Um sistema de
fidelização tem como objetivo o estabelecimento de relações contínuas e
rentáveis com os clientes, no entanto ele não funciona sozinho.
O que separa as
empresas que apostam em fidelização e tem sucesso daquelas que não têm?
A resposta é
simples: foco, análise e comunicação direcionada!
Veja abaixo sete dicas que o
ajudarão a desenvolver uma estratégia de fidelização de sucesso.
1 . Identifique e agrupe os seus clientes
1 . Identifique e agrupe os seus clientes
Ao identificar e
agrupar os seus clientes em grupos estará a analisar o seu perfil e a atribuir
semelhanças entre eles. Se os seus grupos de clientes são diferentes entre si, a
sua oferta de valor e comunicação também deve ser diferente. Está a fazer isso?
2. Ofereça um cartão cliente com valor e
diferenciador
Antigamente, as
empresas de software ofereciam
produtos e soluções tecnologicamente avançadas que permitiam atribuir pontos em cartão consoante as transações do cliente. O problema é
que esses pontos eram oferecidos para troca de um conjunto de produtos
pré-selecionados pela empresa. Será que os benefícios que o seu cartão cliente
oferece têm valor para o seu cliente-final?
3. Desenvolva um plano de campanhas credível e
exequível
Não desperdice recursos a criar
campanhas que o seu cliente não valoriza ou inatingíveis. As vantagens das suas
campanhas tem de ser claras para o cliente-final. Este tem de perceber que por
realizar determinada ação alcançará um benefício. O benefício oferecido bem
como o nível de interação pretendido deverão variar proporcionalmente.
Saiba que os clientes ficam
satisfeitos com um benefício de apenas 5% sobre o total que eles gastam consigo ou
por pequenos gestos que o fazem sentir importante para si. Já pensou nas pequenas coisas que
pode oferecer ao seu cliente e que não tem um custo monetário direto?
4. Interiorize a sua estratégia de fidelização
na sua rede interna de clientes
Os seus colaboradores
são o foco mais importante da sua empresa, são eles que a põem a funcionar e transmitem
uma imagem acerca dela. Ofereça-lhes vantagens também a eles e faça-os sentir
que fazem parte do seu projeto de fidelização.
5. Esteja onde o seu cliente está
Se o seu cliente tem um grupo,
fórum ou presença nas redes sociais comunique com ele onde ele está e depois
fidelize-o com o seu sistema de fidelização.
Já pensou em
premiar os clientes que lhe trazem novos clientes, premiando-os a eles e ao
novo cliente? Se o seu programa de fidelização lhe permitir isso, você está num
bom caminho de construir uma vantagem competitiva.
7. Comunique regularmente com o seu cliente através de diferentes plataformas
Hoje em dia, a
maioria dos portugueses tem um smartphone e acedem ao e-mail através dele. Que
tal comunicar por SMS com o seu cliente as mensagens mais importantes e dar-lhe a conhecer as campanhas que tem em vigor por e-mail? Sabia que 90% dos SMS são lidos e
70% respondidos?
Comunique com as
pessoas certas através dos canais certos. Está a fazê-lo?
DICA BONUS: Cresça com os seus
clientes!
A dica mais
importante é continuar a oferecer aos seus clientes uma oferta de valor acrescentado. Afinal de contas, se os seus clientes perceberem que conseguem evoluir tendo-o a si como parceiro a sua empresa também irá crescer.
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